Sustainable Development Goals


Daiara Paraiso Holetz
Pessoa Física
About
Sou professora de forró e dançarina de danças de salão há 20 anos, frequento assiduamente Itaúnas desde criança e lá aprendi a dançar ainda na adolescência. Comecei na dança ainda na infância atráves do ballet clássico e jazz, sempre tive contato com a cultura nordestina através das festas juninas na escola, onde eu sempre fazia várias apresentações.
Aprendi a dançar forró com os nativos de Itaúnas, em especial com os criadores do estilo Itaúnas, que é o forró rico em movimentações de pernas, pés, sacadas, peões e movimentos de quadril. Assim adquiri um forma diferente de dançar. Desde 2000 dou aulas de forró em Itaúnas nas temporadas de turismo. Através do forró estilo Itaúnas fiquei conhecida no mundo todo, tive vídeos com mais de 5 milhões de visualizações na internet, e dou aula de forró em vários estados do Brasil, e alguns países da Europa. Também já recebi convite para dar aulas de forró nos Estados Unidos e Japão.
Venho me dedicando ao forró por causa de sua riqueza cultural de danças à dois mais ricas em termos de formas de se dançar a mesma música, tendo em vista que é dançada de diversas formas pelo Brasil. A riqueza do forró extrapola a dança e abrange também músicas, artesanatos, comidas, etc.
Estou finalizando o curso de Terapia em Homeostase Quântica Informacional com objetivo de levar autoconhecimento através da dança e assim promover maiores transformações na vida das pessoas.
Sou idealizadora e organizadora do evento FENFIT DANÇA, em Itaúnas, no período de Julho, dentro do Bar Forró, onde acontece além de show também oficinas para aprender a dançar forró com professores de vários estados.
Hoje sou coordenadora estadual no ES do Fórum de Forró de Raiz. Este evento faz parte de um grande movimento no Brasil que tem como objetivo registrar o forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e assim promover ações para sua salvaguarda e difusão.
Area of practice
-
Arts and Culture
Subarea
-
Dance
-
Historic Heritage
Target Audience
-
Youth