Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


INSTITUTO INTERVALO
Pessoa Jurídica sem Fins Lucrativos
Sobre
O Instituto Intervalo é uma instituição que possui vinte e um anos experiência no desenvolvimento de projetos na área de Responsabilidade Social, formação e capacitação para professores da rede pública e privada, criação e implantação de programas sustentáveis na área de meio ambiente Realizamos treinamento e formação para professores na área de museologia (patrimônio e identidade.) e oficinas de arte cênica (circo, teatro e dança).
Após vinte anos de efetivo trabalho no Instituto Intervalo, desenvolvendo ações sociais e culturais, utilizando-se de uma metodologia baseada na pedagogia de projetos com uma visão ampla e contextualizada que vislumbrasse a integração das ações, este ano ousamos inovar e definir um Projeto Pedagógico Institucional – PPI - como modalidade organizativa para envolver todas as ações efetivadas na ONG em torno de um tema que se constate a premência de um efetivo encaminhamento de nossas ações.
O Projeto Pedagógico Institucional da ONG Intervalo tem como característica principal o atendimento a reivindicações de um sistema social que requer mudanças. Todo o seu desenvolvimento está fundamentado no diagnóstico, na enunciação de metas, na consubstanciação e na planificação de ações a serem usadas na resolução de problemas.
Nessa perspectiva, a proposta de resolução de problemas pela via institucional é um grande desafio que dá sentido a todos que dela participam. É uma metodologia que possibilita “encurtar a distância entre os propósitos e a realidade” e uma ferramenta que congrega os diversos sujeitos que fazem parte e atuam na instituição. Desta forma o Projeto Pedagógico Institucional do Instituto Intervalo está, submetido ao tema “Aprender: diálogos e possibilidades”. Trata-se de um tema que suscita muitas reflexões. Apresenta conceitos de grande relevância no discurso pedagógico atual. Aprender é mais do que uma relação de saber é uma relação de existência de vida. “Aprender é uma modificação estrutural não do comportamento, mas da convivência”. (MATURANA 1994 apud RIGONI, 2005, p.2).
Assim, todas as atividades do instituto Intervalo estão pautadas pela temática Aprender: Diálogos e Possibilidades. Assim, o ponto de vista aqui defendido é que o processo de ensino-aprendizagem seja um diálogo entre o educativo e o instrutivo que tem em seu escopo o objetivo essencial de auxiliar na formação da personalidade da criança e do adolescente. O educativo se depara com a formação de valores, sentimentos que percebem o homem como ser social, compreendendo o desenvolvimento de princípios, atitudes e outros elementos da esfera afetiva que unida à esfera cognitiva abrem espaço para falar de um processo de ensino- aprendizagem que tem a finalidade de formar a personalidade humana. O instrutivo é a maneira de formar o homem capaz e inteligente. Nessa dimensão, uma compreensão plausível para o homem inteligente se dá quando, diante de uma situação problema, seja capaz de reunir as habilidades necessárias que o torna competente para resolver os problemas, utilizando-se de atividades lógicas. Metodologia. Para pôr em prática essa relação o instituto Intervalo, dentre muitas ações, traz como abordagem metodológica o “Circo”, atividade macro da instituição, por acreditar que a busca de uma pedagogia que contemple os saberes tradicionais circenses é fundamental para a liberdade de criação, ressignificação e autonomia para a efetivação de uma intervenção prática e também de transformação social. Nesta perspectiva, o Instituto Intervalo abraça a concepção de circo social, haja vista esse conceito ser a articulação dos processos de ensino e aprendizagem da cultura das artes e habilidades circenses associada a conceitos pedagógicos, dando forma a metodologias de educação não formal que utilizam o fator de “sedução” do circo como elemento central de atividades que propiciam a crianças, adolescentes e jovens, especialmente, os de classe e territórios populares, o desenvolvimento de suas múltiplas potencialidades, a elevação de sua autoestima, a construção de sua autonomia e a ampliação do seu exercício pleno da cidadania.
Data de Fundação
calendar_today22/09/2000
Locais de atuação dos projetos
-
location_on
Fortaleza - CE
Área de Atuação da proposta
-
Assistência Social
-
Comunicação
-
Cultura e Artes
-
Defesa de Direitos
-
Desenvolvimento comunitário
-
Educação
-
Empreendedorismo / Geração de Emprego e Renda
-
Esportes
-
Formação para o trabalho
-
Meio Ambiente